Governador anuncia ida de aeronaves da FAB para combater incêndios na Chapada

0

O governador Rui Costa anunciou neste domingo (15) ter conseguido, junto ao Ministério da Defesa, o envio de mais duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e o apoio do Exército com equipamentos, para ampliar a operação de combate aos incêndios que atingem a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina há quatro dias.

Os aviões da FAB, modelo Hércules, se juntarão a quatro aviões Air Tractor e dois helicópteros que já são utilizados pelos brigadistas para debelar as chamas. Já o Exército Brasileiro disponibilizou três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal, além do envio de 21 militares para atuar na operação dos equipamentos. Rui admitiu que a situação na Chapada Diamantina é “crítica e ainda não está controlada”.

“Estamos empregando todo o efetivo necessário e já identificamos uma redução no número de focos de incêndio desde a última sexta”, afirmou. De acordo com o governo estadual, a equipe de combate aos incêndios conta com 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete técnicos da Sema/Inema e 50 brigadistas voluntários, em campo.

O chefe-substituto do Parque, César Gonçalves, afirmou que o fogo está “fora de controle” é de “dimensão muito grande”. Neste sábado, um dos bombeiros que têm trabalhado na operação de combate aos incêndios desabafou, em entrevista ao Bahia Notícias, que o efetivo enviado pelo governo estadual para debelar as chamas “não é suficiente”. Fonte BN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui