Em um país em que o nível do sistema de educação é um dos piores do mundo e com vergonhosos índices de analfabetismo e evasão escolar, o prêmio inédito na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação é realmente quase que um milagre. Pelo menos ganhou.
O Brasil ganhou um prêmio inédito na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação (ICC’2017). O projeto “Milênio Bus” do engenheiro Renato Rodrigues e do estudante de engenharia de controle e automação Fábien Oliveira traz como ideia principal instalar sensores nos ônibus para contabilizar os passageiros e enviar as informações para um aplicativo de celular.
Assim, os usuários conseguem verificar se o ônibus está lotado ou não. Além disso, pelo aplicativo do celular será possível comprar as passagens. É uma boa ideia, de fato uma vez que a possibilidade de saber como estaria o próximo ônibus, ajudaria a melhorar o transporte coletivo, que sempre é uma bagunça e também considerado um dos piores do mundo.
“Pensei que se houvesse uma maneira de saber como estaria o próximo ônibus, iria melhorar e muito o transporte público”, conta Renato Rodrigues, um dos autores do projeto com premiação internacional.