Prefeitura de Rio de Contas quer repetir “Índice Zero” nos casos de dengue

0

A Prefeitura de Rio de Contas, orgulha-se de não ter registrado nenhum caso de Dengue no ano de 2017, fato que é destaque na região, graças ao empenho dos profissionais da saúde envolvidos nas campanhas de combate e prevenção, bem como à colaboração de toda a sociedade, que é a grande beneficiada com os resultados.

O prefeito Dr. Cristiano, juntamente com a Secretária de Saúde Sara Lafetá, comemoram a posição de destaque do município e já coordenam um verdadeiro mutirão, para que tal tranquilidade seja mantida, evitando a proliferação do mosquito e conscientizando a sociedade. Com o início da campanha as ações efetivas que a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo para combater a doença, conta com o forte apoio da equipe de Vigilância Epidemiológica (VIEP) do município de Rio de Contas, que juntamente com a Base Regional de Saúde-Brumado iniciaram esta semana, atividades de bloqueio em alguns quarteirões da cidade com o objetivo de combater o Aedes Aegypti.

“É importante que não cessem as ações, precisamos estar atentos e atuantes”, disse a Coordenadora de vigilância Juvândesia Souza, que também está engajada no apoio à campanha. Isso exemplifica o comprometimento da toda equipe de agentes de endemias, profissionais e autoridades imbuídos na missão de prevenção, “entretanto, só continuaremos obtendo êxito, com a colaboração da população, uma vez que segundo registros, o maior índice de infestação em Rio de Contas, encontra-se dentro das residências”, alerta a Secretária de Saúde Sara Lafetá.

Além desse importante trabalho de campo, a Prefeitura investe também na informação dos moradores, de forma que todos saibam e pratiquem as ações simples e eficazes na eliminação dos criadouros. “Os pilares da campanha serão a propagação de informações na imprensa, redes sociais, distribuição de cartilhas, enfim, o objetivo é alcançar cada família, cada cidadão, alertando que “O perigo que mora em casa”, para esclarecer que o mosquito tem hábitos domésticos e que 90% dos criadouros estão nas residências. Além de informar a população de forma maciça e permanente, a Prefeitura mobilizou todas as secretarias municipais nessa força-tarefa.

O prefeito Dr. Cristiano, sempre preocupado com a saúde da população, declarou: “Espero que juntos possamos continuar essa luta com todos unidos. É uma grande batalha da informação. Se tem uma lição que a gente tem que tirar dos momentos difíceis que muitas cidades vizinhas enfrentaram com relação à dengue, é a lição de que a dengue é a doença social da desinformação. Estamos mais uma vez saindo na frente, com uma grande campanha de informação, de conscientização e de esclarecimento de toda a população acerca do que a gente precisa fazer para combater a chegada da dengue na cidade. ” Esclareceu o gestor. Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui