Uma startup chinesa diz que está prestes a revelar o primeiro smartphone totalmente dobrável do mercado. O aparelho produzido pelo Moxi Group contará com uma tela sensível ao toque flexível, que ainda pode ser enrolada e usada como um relógio ou pulseira, segundo a empresa.
O dispositivo também funciona de forma plana, como qualquer outro telefone. Cerca de 100 mil unidades deste aparelho serão colocadas à venda ainda em 2016 na China por 5 mil yuans (cerca de R$ 2.726).
A tela dobrável é fabricada com o uso de grafeno, o material mais fino do mundo que também é forte, leve, transparente e flexível. No entanto, as primeiras versões do aparelho terão displays apenas em preto e branco.
Construir um smartphone com tela colorida sob estes parâmetros ainda é um desafio técnico para a empresa, mas a previsão é que as primeiras unidades cheguem ao mercado em 2018.
Empresas de tecnologia gigantes como Samsung e LG também têm trabalhado em telas flexíveis e no desenvolvimento de produtos usando o grafeno.
A Apple, por sua vez, recebeu uma patente para um dispositivo eletrônico dobrável no ano passado. O grande desafio, no entanto, é descobrir se o mercado de massa está pronto para um produto deste tipo.Fonte Tribuna da Bahia