Rastreamento de câncer de mama antecipa ações do Outubro Rosa em Dom Basílio

0

Dom Basílio se pintou de rosa para reforçar as ações preventivas da saúde da mulher no município. O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama trouxe para a sede do município uma estrutura completa para atender mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.
O público alvo tem acesso a mamografias. Caso seja detectada qualquer alteração, a paciente realiza exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia, no Hospital da Mulher em Salvador.
O prefeito Roberval Meira ressalta o diferencial dessa etapa do programa que “oferece atendimento completo, desde o diagnóstico até tratamento cirúrgico, quimioterapia ou radioterapia, sem burocracia e tudo já agendado para facilitar o acesso das mulheres ao tratamento”, explicou.
São ao todo 7 dias de atendimento na estrutura móvel montada em frente à Secretaria Municipal, de Saúde. Os profissionais iniciaram as atividades no dia 21 e permaneceram  até  sexta-feira (28). O secretário Municipal de Saúde, Valmor Félix, informa que a média de atendimentos por dia ultrapassa 100 mulheres. “Ao final teremos quase 1 mil mulheres com suas mamografias realizadas e quando necessário, encaminhadas para tratamento”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui