Por: Educa Mais Brasil
A área profissional do Serviço Social atrai muitas pessoas interessadas em se capacitar para trabalhar com questões sociais, capazes de intervir e auxiliar pessoas e/ou comunidades que necessitem de algum tipo de suporte relacionado à promoção da cidadania. A profissão pode ser direcionada para diversos segmentos possíveis, por isso, interessados em uma capacitação livre na área encontram opções diferentes para curso de serviço social gratuito a distância.
O site Escola de Cursos Online (ESCON) oferece diversos cursos gratuitos no campo da assistência social para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre a área de atuação e as práticas do assistente social. Os cursos oferecidos possuem carga horária variável, a partir de 8 horas, até 280 horas – a depender da necessidade do interessado. Para concluir o curso, os alunos devem responder uma avaliação com 10 questões sobre o conteúdo estudado e ter um rendimento igual ou superior a 60%.
Conheça alguns cursos de Serviço Social gratuitos a distância oferecidos pela ESCON:
– Assistência Social e a reabilitação com dependentes químicos;
– Assistência Social e direito do idoso;
– Assistência Social e o seu Papel na Ressocialização;
– Centro de Referência da Assistência Social – CRAS;
– O assistente social nas políticas públicas;
– Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Vale destacar que: caso o aluno deseje um certificado de conclusão, é preciso fazer o pagamento de uma taxa de emissão e envio no valor de R$59,50.
Graduação em Serviço Social
A formação de nível superior em uma faculdade de Serviço Social tem duração média de quatro anos divididos em oito semestres. A graduação visa dar aos estudantes todos os conhecimentos teóricos baseados na antropologia, sociologia, filosofia e outros conhecimentos das ciências humanas para, a partir daí, poder inserir os alunos em práticas de campo com atividades externas. Na faculdade os estudantes frequentam ONGs, instituições filantrópicas, escolas e comunidades carentes.
Após a formação do assistente social, o profissional precisa obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de seu estado para exercer a profissão legalmente, de acordo com a legislação brasileira.