Temporada de convenções partidárias se encerra com 14 presidenciáveis

0

O encerramento da temporada de convenções foi fechado com o saldo de 14 partidos que aprovaram candidatos para a disputa da Presidência da República. Porém, o número cai para 13, pois o PCdoB ingressa na coligação encabeçada pelo PT e não registra a candidatura da deputada Manuela D’Ávila – o prazo para registro dos candidatos na Justiça Eleitoral vai até o próximo dia 15.

A candidatura petista está exposta a uma série de variáveis, para além da viabilizada da candidatura do ex-presidente Lula, da qual o partido não abre mão. Embora a chapa a ser registrada pelo PT reúna o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad a vice-presidente, um acordo entre os partidos prevê que a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS) futuramente ocupe a vaga de vice.

O ex-presidente Lula está preso desde abril em Curitiba, condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. A questão é que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, a condenação em tribunal colegiado o torna inelegível, mas o partido contesta e bate pé firme em torno da candidatura de Lula. A questão precisa ser decidida pelo TSE e só deve ser julgada depois do registro oficial, que ocorre até o dia 15.

Até a última atualização das equipes de reportagem do G1, dos 35 partidos atualmente existentes, somente o Partido da Mulher Brasileira (PMB) não havia divulgado qual candidato irá apoiar.“Com a formação de coligações, partidos que decidem não lançar candidato se unem àqueles que optam por ter candidatura própria. Dessa forma, agregam tempo de TV e dinheiro do fundo eleitoral durante a campanha presidencial”, diz o G1.

Confira a Lista dos candidatos à presidência:

Álvaro Dias (PODEMOS), vice Paulo Rabello de Castro (PSC)
Cabo Daciolo (PATRIOTA), vice Suelene Balduino (PATRIOTA)
Ciro Gomes (PDT), vice Kátia Abreu (PDT)
Geraldo Alckmin (PSDB), vice Ana Amélia (PP)
Guilherme Boulos (PSOL), vice Sônia Guajajara (PSOL)
Henrique Meirelles (MDB), vice Germano Rigotto (MDB)
Jair Bolsonaro (PSL), vice Hamilton Mourão (PRTB)
João Amoêdo (NOVO), vice Christian Lohbauer (NOVO)
João Goulart Filho (PPL), vice Helvio Costa (DC)
José Maria Eymael (DC), vice Helvio Costa (DC)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vice Fernado Haddad (PT)
Manuela D’Avila, vice ainda sem definição
Marina Silva (REDE), vice Eduardo Jorge (PV)
Vera Lúcia (PSTU), vice Hertz Dias (PSTU)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui