Trabalhador jovem foi o mais afetado pelos cortes de vagas em 2015

0

O Brasil perdeu 1,5 milhão de postos de trabalho formais em 2015, uma queda de 3,05% em relação a dezembro do ano anterior, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Os trabalhadores jovens foram os mais afetados pelos cortes, enquanto entre os mais velhos houve uma expansão do emprego. Do 1,5 milhão de postos fechados, 1,1 milhão era ocupado por pessoas entre 18 e 24 anos. Em 2014, a magnitude da queda nesse grupo havia sido menor, com encerramento de 245,4 mil postos.

Para economistas, os jovens sofrem mais porque são a parcela da força de trabalho menos qualificada, menos experiente e menos produtiva, além de representaram um custo de demissão mais baixo do que empregados com mais tempo de casa. “As empresas tendem a fazer esse ajuste nos trabalhadores em que fez um investimento menor”, afirma Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese.

O fato de os jovens se concentrarem nos setores de comércio e serviços, que funcionam como porta de entrada para o mercado de trabalho e estão hoje entre os mais afetados pela retração econômica, também explica o baque maior nessa faixa etária, de acordo com Ganz Lúcio.

Na outra ponta, houve uma expansão de 1,4% dos postos na faixa dos 50 aos 64 anos e de 8,6% acima de 65 anos. (Folha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui