TSE aprova resolução que estabelece voto impresso nas eleições

0

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que estabelece o registro impresso do voto nas eleições de 2018. Segundo a minuta, a impressão tem como objetivo contabilizar os votos pela urna eletrônica e também confirmar ao eleitor a correspondência entre o voto exibido na tela e o registro impresso.

Em caso de uma eventual perda do resultado da votação, o registro poderá auxiliar a recuperação das informações. Em seu voto, favorável à resolução, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, alertou que a mudança proposta aumentará o tempo de votação, além de apresentar dificuldade ao eleitor analfabeto e deficiente visual no momento de conferir o registro impresso. Fux defendeu ainda que o TSE promova uma campanha massiva de esclarecimento em relação à novidade.

Ele também recomendou que qualquer solução adotada seja testada e aperfeiçoada ao longo de sua implantação. “Ou seja, tanto os procedimentos de votação a serem definidos quanto os equipamentos a serem desenvolvidos e integrados ao sistema eletrônico já existente devem ser amplamente examinados, testados e aperfeiçoados em subsequentes pleitos eleitorais”, disse o ministro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui